terça-feira, 1 de junho de 2010

Gestão de Resíduos e Logística Reversa

Gestão de Resíduos e Logística Reversa

Rafael L. C. Dutra

O I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Resíduos Sólidos realizado pela Firjan no período de 25 a 27 de maio de 2010, foi muito bem proveitoso, principalmente na questão sobre a área de logística reversa. Pois, esta em tramite no governo a resolução para que seja aprovada a Lei dos Resíduos Sólidos. Pois se esta lei for aprovada, as empresas terão que implantar em seu processo a logística reversa.

Algumas empresas já estão utilizando a log. rev., em seus processos, como é o caso da Philips.

E como será também o caso dos fabricantes e dos importadores de pneus, que através da instrução normativa nº 1\2010, que regulamenta a resolução Conama 416\2009, que exige a estas empresas que para cada pneu novo comercializado, elas terão que retirar do mercado um pneu inversível, ou seja, terão que retirar um pneu velho das ruas. Além disso, elas terão que através do site do IBAMA, realizar uma prestação de contas identificando como elas estão realizando a destinação destes pneus.
Outro ponto interessante, será para a logística de transporte, que terá que ter um planejamento e controle para poder atender a todas as demandas de resíduos com o transporte correto.

Muitas empresas não pensam em utilizar estes conceitos da log. rev., pois acreditam que terão perdas financeiras em seus processos. De início, sim, pois terá que realizar um investimento para a criação de um novo processo, de treinamento, de mais mão-de-obra e outros fatores. Mas para certos tipos de resíduos, as empresas terão um retorno rápido, pois podem vir a reduzir os gastos com energia e ter sua própria com processos tipo de queima para gerar energia renovável, como podendo revender seus produtos obsoletos e assim gerando um determinado lucro que possa vir a ser destinado para melhores treinamentos, troca de equipamentos e outros.

O que estou tentando mostrar é como a logística será útil para a gestão de resíduos e como se poderá obter recursos através da logística reversa, revertendo estes para benefícios dos funcionários e da própria empresa.

- I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Resíduos Sólidos
- Revista Súmula Ambiental, Sistema Firjan, pág. 4, nº 157, Março de 2010 - Ano XIV
- Revista Súmula Ambiental, Sistema Firjan, pág. 6, nº 156, Fevereiro de 2010 - Ano XIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, ele é muito importante para o processo de qualidade da criação dos artigos.
Obrigado e volte sempre.