TAYLOR X FAYOL
Rafael L. C. Dutra
1 – CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
A Administração é o ato de se trabalhar com e através de pessoas, para que todos os objetivos tanto da equipe como da instituição sejam atingidos de forma eficiente e eficaz.
A administração possui quatro funções que são:
a) Planejamento
- Estabelece os objetivos e a missão da empresa;
- Examina as alternativas;
- Determina as necessidades dos recursos e da criação de novos;
- Cria estratégias para que os objetivos sejam alcançados.
b) Organização
- Desenho dos cargos e suas atribuições;
- Coordena as atividades de trabalho;
- Estabelece políticas e procedimentos;
- Criar uma estrutura organizacional;
- Defini a alocação dos recursos.
c) Direção
- Conduz e motiva os empregados na realização das metas organizacionais e setoriais;
- Estabelece uma comunicação com os colaboradores;
- Apresenta soluções para conflitos;
- Gerencia as mudanças.
d) Controle
- Mede os desempenhos;
- Estabelece comparação de desempenho com os padrões;
- Toma as ações necessárias para a melhoria do desempenho.
2 – O QUE É TAYLORISMO
O Taylorismo surgiu através de Frederick Wislow Taylor, que foi um dos grandes personagens da história da administração, contribuindo com grande valor para a criação de determinados processos de organização, sistemas e métodos, onde buscou principalmente desenvolver mecanismos de racionalização do trabalho.
A administração científica desenvolvida por Taylor possui quatro pontos importantes que são (Fonte: Livro Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional, Autor Luis César G. de Araujo, Ed. Atlas, 2001, pág.20):
a) Desenvolvimento (pela direção e não pelo operário) da ciência de assentar tijolos, com normas rígidas para o movimento de cada homem, aperfeiçoamento e padronização de todas as ferramentas e condições de trabalho;
b) Seleção cuidadosa e treinamento subseqüente de operários de primeira ordem, com a eliminação de todos os homens que se recusam a adotar os novos métodos, ou que são incapazes de segui-los;
c) Adaptação de operários de primeira ordem à ciência de assentar tijolos, pela constante ajuda e vigilância da direção, que pagará, a cada homem, bonificações diárias pelo trabalho realizado depressa e de acordo com as instruções;
d) Revisão equitativa do trabalho e responsabilidade entre o operário e a direção.
Taylor preocupava-se com a utilização da metodologia, onde ressaltava que cada funcionário tinha que saber exatamente como a sua atividade funcionava como era o processo, e a deveria saber e executá-la muito bem.
Ele foi um dos primeiros a perceber e a estudar a necessidade da divisão de tarefas, onde se criou o princípio da exceção. Estabeleceu também os padrões funcionais da administração funcional paralela a administração hierárquica.
O Taylorismo é focado praticamente na área operacional, pois foi onde Taylor iniciou sua vida profissional como operário, passando a contramestre e a engenheiro chefe.
3 – O QUE É FAYOLISMO
Henri Fayol era um engenheiro francês que também foi um dos grandes personagens da historia da administração. Foi ele que deu origem ao Fayolismo, e para ele, administrar era prever, organizar, comandar, controlar e coordenar.
Fayol desenvolveu a previsão, a coordenação e o controle, porém, ele indicava que a organização e o comando eram os principais fatores para se realizar uma boa administração. A partir desta definição, Fayol foi um dos grandes pensadores que tiveram grande influência na OSM.
O Fayolimo possui quatorze princípios de administração que são (Fonte: Livro Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional, Autor Luis César G. de Araujo, Ed. Atlas, 2001, pág.20):
a) Divisão do trabalho;
b) Autoridade;
c) Disciplina;
d) Unidade de Comando;
e) Unidade de Direção;
f) Subordinação dos interesses particulares ao interesse geral;
g) Remuneração;
h) Centralização;
i) Hierarquia;
j) Ordem;
k) Equidade;
l) Estabilidade do pessoal;
m) Iniciativa;
n) União do pessoal.
A filosofia Fayolista é visualizada e melhor identificada para executivos da alta administração, isso porque Fayol trabalhou sua vida inteira ligada a administração gerencial da empresa.
4 – CONCLUSÃO
Tanto Fayol como Taylor foram personagens que trouxeram grandes conhecimentos para a escola de administração, porém, suas idéias foram criadas em épocas distintas, Taylor em 1903 e Fayol em 1916.
Taylor trouxe um conhecimento mais humano, pensando nos colaboradores, pois começou como um operário e foi crescendo na carreira, o que lhe fez ter uma visão mais humanística e assim fazendo com que os processos dos produtos fossem modificados para trazer uma melhor qualidade no trabalho.
Fayol como sendo da alta administração, não possuía a mesma visão e tinha pensamentos distintos. Pensava mais na hierarquia. Porém, suas definições tiveram grande influência nas definições dos conceitos da OSM.
Taylor teve dois “seguidores” que seguiram seus conceitos e foram realizando outras definições que foram Gantt e os Gilbreth. Fayol também teve outro grande pensador da administração que seguiu seus passos, Weber.
Tanto a Administração Científica de Taylor como a Administração Clássica de Fayol, trouxeram grandes conceitos para que as empresas pudessem possuir uma melhor qualidade de trabalho, processo e uma ótima hierarquia.
Fonte (Livro: Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional, Autor Luis César G. de Araujo, Ed. Atlas, 2001)
1 – CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
A Administração é o ato de se trabalhar com e através de pessoas, para que todos os objetivos tanto da equipe como da instituição sejam atingidos de forma eficiente e eficaz.
A administração possui quatro funções que são:
a) Planejamento
- Estabelece os objetivos e a missão da empresa;
- Examina as alternativas;
- Determina as necessidades dos recursos e da criação de novos;
- Cria estratégias para que os objetivos sejam alcançados.
b) Organização
- Desenho dos cargos e suas atribuições;
- Coordena as atividades de trabalho;
- Estabelece políticas e procedimentos;
- Criar uma estrutura organizacional;
- Defini a alocação dos recursos.
c) Direção
- Conduz e motiva os empregados na realização das metas organizacionais e setoriais;
- Estabelece uma comunicação com os colaboradores;
- Apresenta soluções para conflitos;
- Gerencia as mudanças.
d) Controle
- Mede os desempenhos;
- Estabelece comparação de desempenho com os padrões;
- Toma as ações necessárias para a melhoria do desempenho.
2 – O QUE É TAYLORISMO
O Taylorismo surgiu através de Frederick Wislow Taylor, que foi um dos grandes personagens da história da administração, contribuindo com grande valor para a criação de determinados processos de organização, sistemas e métodos, onde buscou principalmente desenvolver mecanismos de racionalização do trabalho.
A administração científica desenvolvida por Taylor possui quatro pontos importantes que são (Fonte: Livro Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional, Autor Luis César G. de Araujo, Ed. Atlas, 2001, pág.20):
a) Desenvolvimento (pela direção e não pelo operário) da ciência de assentar tijolos, com normas rígidas para o movimento de cada homem, aperfeiçoamento e padronização de todas as ferramentas e condições de trabalho;
b) Seleção cuidadosa e treinamento subseqüente de operários de primeira ordem, com a eliminação de todos os homens que se recusam a adotar os novos métodos, ou que são incapazes de segui-los;
c) Adaptação de operários de primeira ordem à ciência de assentar tijolos, pela constante ajuda e vigilância da direção, que pagará, a cada homem, bonificações diárias pelo trabalho realizado depressa e de acordo com as instruções;
d) Revisão equitativa do trabalho e responsabilidade entre o operário e a direção.
Taylor preocupava-se com a utilização da metodologia, onde ressaltava que cada funcionário tinha que saber exatamente como a sua atividade funcionava como era o processo, e a deveria saber e executá-la muito bem.
Ele foi um dos primeiros a perceber e a estudar a necessidade da divisão de tarefas, onde se criou o princípio da exceção. Estabeleceu também os padrões funcionais da administração funcional paralela a administração hierárquica.
O Taylorismo é focado praticamente na área operacional, pois foi onde Taylor iniciou sua vida profissional como operário, passando a contramestre e a engenheiro chefe.
3 – O QUE É FAYOLISMO
Henri Fayol era um engenheiro francês que também foi um dos grandes personagens da historia da administração. Foi ele que deu origem ao Fayolismo, e para ele, administrar era prever, organizar, comandar, controlar e coordenar.
Fayol desenvolveu a previsão, a coordenação e o controle, porém, ele indicava que a organização e o comando eram os principais fatores para se realizar uma boa administração. A partir desta definição, Fayol foi um dos grandes pensadores que tiveram grande influência na OSM.
O Fayolimo possui quatorze princípios de administração que são (Fonte: Livro Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional, Autor Luis César G. de Araujo, Ed. Atlas, 2001, pág.20):
a) Divisão do trabalho;
b) Autoridade;
c) Disciplina;
d) Unidade de Comando;
e) Unidade de Direção;
f) Subordinação dos interesses particulares ao interesse geral;
g) Remuneração;
h) Centralização;
i) Hierarquia;
j) Ordem;
k) Equidade;
l) Estabilidade do pessoal;
m) Iniciativa;
n) União do pessoal.
A filosofia Fayolista é visualizada e melhor identificada para executivos da alta administração, isso porque Fayol trabalhou sua vida inteira ligada a administração gerencial da empresa.
4 – CONCLUSÃO
Tanto Fayol como Taylor foram personagens que trouxeram grandes conhecimentos para a escola de administração, porém, suas idéias foram criadas em épocas distintas, Taylor em 1903 e Fayol em 1916.
Taylor trouxe um conhecimento mais humano, pensando nos colaboradores, pois começou como um operário e foi crescendo na carreira, o que lhe fez ter uma visão mais humanística e assim fazendo com que os processos dos produtos fossem modificados para trazer uma melhor qualidade no trabalho.
Fayol como sendo da alta administração, não possuía a mesma visão e tinha pensamentos distintos. Pensava mais na hierarquia. Porém, suas definições tiveram grande influência nas definições dos conceitos da OSM.
Taylor teve dois “seguidores” que seguiram seus conceitos e foram realizando outras definições que foram Gantt e os Gilbreth. Fayol também teve outro grande pensador da administração que seguiu seus passos, Weber.
Tanto a Administração Científica de Taylor como a Administração Clássica de Fayol, trouxeram grandes conceitos para que as empresas pudessem possuir uma melhor qualidade de trabalho, processo e uma ótima hierarquia.
Fonte (Livro: Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional, Autor Luis César G. de Araujo, Ed. Atlas, 2001)
muito boa mesmo...valeu parcero
ResponderExcluirExplica claramente em poucas palavras. Isso é muito bom.
ResponderExcluirq bom
ResponderExcluirGostei do seu blog e desse post!
ResponderExcluirVou ler de novo pra me orientar na prova!
Parabéns Rafael!
Excelente!!!!!!!!
ResponderExcluirIrei utilizar bem na hora da minha prova!!!!!!!!!
muito bom..me ajudou a entender melhor!
ResponderExcluirRafael muito boa essa sua comparação seu blog esta de parabens
ResponderExcluirNossa que bom! estou fazendo um trabalho sobre esse assunto! Me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que ainda tinha...Obrigado...Seu blog esta de parabens... by: Camila Silva (Acadêmica de Administração-FIT)
ResponderExcluirÉ isso ai parceiro, vc esta de parabéns
ResponderExcluirMe ajudou a entender melhor este assunto
Show de bola
Valeu! Agora vou poder fazer meu trabalho melhor, sua explicação foi clara e objetiva.
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