Uma pesquisa realizada em 2009 pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC/MMA) identificou que 63% dos Fóruns de Agenda 21 Local ativos no Brasil concretizaram alguma ação relacionada à gestão de resíduos sólidos.
No estado do Rio de Janeiro, isso pode ser observado nas propostas dos fóruns do projeto Agenda 21 Comperj. Na maioria dos municípios, há uma preocupação com a coleta seletiva de lixo e a reciclagem. Os fóruns de Cachoeiras de Macacu e Casimiro de Abreu, por exemplo, planejam reaproveitar o lixo orgânico para produzir energia. Enquanto isso, o Fórum de Saquarema pretende investir em meios de geração de renda a partir de materiais reciclados, e o de Rio Bonito tem um projeto de imprimir nas embalagens dos produtos qual a melhor forma de descartá-los.
Outro dado importante levantado pela pesquisa é que o trabalho de Agenda 21 no país conseguiu, em 53% das experiências, obter resultados na recuperação de áreas degradadas. Além disso, em 49% das iniciativas, foi criada legislação em prol do meio ambiente.
Isso sem contar o fortalecimento ou, até mesmo, a criação de secretarias municipais de meio ambiente, o que foi observado em 70% dos municípios que trabalham a Agenda 21. O estudo também constatou que, em 59%, houve influência do programa na criação dos conselhos municipais.
Para realizar a pesquisa, foram analisados 177 processos de Agenda 21 Local, que envolveram mais de 1.100 pessoas de todo o Brasil, sendo 45% representantes da sociedade civil, 43% do poder público e 11% de pessoas ligadas à educação e conselhos.
Fonte: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/foruns-locais-preocupados-com-residuos-solidos (Acessado em 24 de Agosto de 2010)